Você sabe o que é o Lóbulo da Orelha?
O lóbulo da orelha é um tipo de pequena proeminência, conhecidas em anatomia como lobos (diminutivo “lóbulo”), que se situa na região inferior da orelha dos seres humanos.
Eventualmente, em diversos contextos sociais distintos, pessoas criam buracos nos lóbulos através da utilização de brincos, piercings e alargadores.
No âmbito da genética, o lóbulo solto das orelhas é uma característica condicionada por um alelo dominante; o homozigótico recessivo, por sua vez, tem os lobos presos.
No caso de um heterozigótico, aquele que expressa a sua informação é o dominante, ou seja, o alelo para o lóbulo solto.
O alargamento do orifício dos lóbulos das orelhas por uso de brincos pesados ou por trauma por tração pode provocar a ruptura completa do lóbulo da orelha.
O problema pode ser corrigido por um procedimento cirúrgico relativamente simples, realizado em consultório com anestesia local, sem necessidade de sedação, no qual o médico reaviva e sutura as bordas da orelha, cobrindo os pontos com um pequeno curativo.
Inicialmente, o procedimento gera uma cicatriz avermelhada, que com o tempo evolui para a cor normal das orelhas.
No entanto, podem ocorrer queloides ou cicatrizes hipertróficas, que serão tratados pelo médico.
A recuperação é rápida e não interfere na rotina do paciente, que deve aguardar pelo menos seis meses para furar novamente a orelha e voltar a usar brincos.