Você Sabe o Que é Rosácea?

Rosácea é uma doença inflamatória crônica da pele, que tem como manifestação mais comum a vermelhidão na face, chamada também de eritema facial.

Ela pode acometer qualquer pessoa, mas é mais frequente em mulheres acima dos 30 anos com fototipo baixo, isto é, pele branca e olhos claros. Além da pele, a doença pode acometer os olhos.

O quadro decorre de um processo inflamatório associado a uma alteração vascular, tem uma nítida predisposição familiar, mas a causa da doença permanece desconhecida.

A doença pode piorar ao longo do tempo, levando a mudanças permanentes na aparência e afetando a autoestima.

Não há cura conhecida para a rosácea, mas ela é tratável, com excelente controle.

Quais as Causas?

Apesar da sua causa ainda não ter sido desvendada, podendo ser multifatorial sabemos, no entanto que existem determinados gatilhos, determinados fatores desencadeantes da doença que são aqueles que provocam a vasodilatação, a dilatação dos nossos vasos sanguíneos, como por exemplo:

Alimentos quentes ou bebidas
Alimentos picantes
Álcool
Temperaturas extremas
Exposição ao sol
Estresse, raiva ou vergonha
Exercício extenuante
Banhos quentes ou saunas
Algumas medicações drogas vasodilatadoras ou angiogênicas e outros.
É sabido também que a infecção por um ácaro que faz parte da biota normal da pele chamado de Demodex foliculorum contribui para a piora da doença.

Tratamento:

Apesar da rosácea ser uma doença crônica, que não tem cura, inúmeros tratamentos podem ser usamos para amenizar os sintomas dos pacientes.

Em todos os casos é recomendado a mudança de hábitos, evitando os fatores desencadeantes descritos acima.

Deve também ser recomendado usar sabonetes suaves, hidratantes e como sabemos que o sol piora os sintomas da rosácea, é imprescindível o uso de filtro solar.

O tratamento do tipo mais comum é feito com produtos tópicos, como metronidazol 0,75%, ácido azelaico 0,75%, peróxido de benzoila e retinoides tópicos.

O objetivo principal do tratamento é diminuir a inflamação do paciente, usando as substâncias citadas cerca de 1 a 2 vezes por dia.